Livros DVDs Cursos Promoção Atendimento
  • post-curso-logica

Curso online de LÓGICA e ARGUMENTAÇÃO

Professor: Cosme Massi 
Coordenador: Lilian Rassi
Carga horária: 30 horas


Sobre o Curso Online:


Introduz aos conceitos da Lógica com aplicação para a vida prática. Analisa conceitos fundamentais da lógica clássica com ênfase em argumentos. Aborda os três tipos mais importantes de argumentos: argumentos dedutivos, indutivos e abdutivos. Estuda as relações entre argumentos dedutivos, tabelas de verdade e sentenças analíticas. Discute os conceitos de tautologia, uso e menção. Analisa diversos tipos de falácias, fundamental para otimização da Argumentação.



Módulos do Curso Online:


Módulo 1 - O que é Lógica?  

Módulo 2 - O que são Argumentos?  

Módulo 3 - Argumentos dedutivos  

Módulo 4 - Sentenças declarativas analíticas  

Módulo 5 - Formas lógicas  

Módulo 6 - Formas sentenciais e tabelas de verdade  

Módulo 7 - Tautologias  

Módulo 8 - Argumentos e tabelas de verdade  

Módulo 9 - Uso e Menção  

Módulo 10 - Argumentos indutivos  

Módulo 11 - Argumentos abdutivos  

Módulo 12 - Falácias  

Incluso: Atividade Final



Assista mais sobre o Curso:





Descrição

SAIBA MAIS SOBRE ESTE PRODUTO

Sobre o Professor do Curso (Cosme Massi):


Cosme Massi é Físico pela UFRJ. Mestre e Doutor em Lógica e Epistemologia, Filosofia da Ciência, pela UNICAMP/SP. Ganhador do prêmio Moinho Santista em Lógica Matemática. Foi Diretor em diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, Pró-Reitor da Universidade Positivo e Membro da Comissão Técnica de Avaliação CTA, no período de 2004 a 2006, MEC/INEP. Criador de Sistemas de Tecnologia Educacional para o ensino Superior e para o Espiritismo. Palestrante, Escritor e Redator de diversos artigos em mídia nacional. É sócio e Presidente do Conselho da HOPER EDUCAÇÃO, reconhecida Consultoria Acadêmica e Mercadológica de Instituições de Ensino Superior em todo o território nacional, países do Mercosul e Europa. 



Público-Alvo / para quem serve este Curso Online de Lógica?


Este curso é voltado para todos aqueles que desejam melhorar sua capacidade de interpretação de textos, de argumentação, de retórica, a fim de otimizar os recursos de convencimento, por meio de argumentos, ideias e propostas. 

Adequado para alunos interessados na construção das ciências e das filosofias, mas também ideal para aqueles que desejam usar melhor os argumentos em casa, nos grupos familiares, nos grupos profissionais e nos grupos de amigos, para o convencimento, explicações, em suas ideias, exposições e propostas.

Nos grupos sociais, nos debates políticos, por exemplo, não aceitamos mais ideias e propostas que não estejam bem argumentadas e fundamentadas. Nas empresas ou nos Governos, não aceitamos mais a imposição pela autoridade do cargo ou da "pessoa", é necessário o uso de bons argumentos para que líderes e governantes se estabeleçam. Quem sabe convencer com bons argumentos, lidera com mais eficiência e respeito nas áreas a que estão submetidos.

Alunos de Concursos Públicos, por exemplo, necessitam dominar os recursos da lógica e argumentação para realizarem provas com maior segurança e eficácia. Nesses casos, frequentemente são exigidas análises de argumentos. Em processos seletivos para Programas de Mestrado e Doutorado, são avaliados raciocínio lógico e análise argumentativa. Profissionais da área de saúde, ao relacionarem-se com seus pacientes, devem oferecer acolhimento, mas além disso, precisam estabelecer diálogos com autoridade de argumentação para se fazerem entender com mais assertividade. 

Nos dias atuais, as redes sociais estão recheadas de falácias e de argumentos incorretos. Como identificá-los e rebatê-los com as premissas e conclusões corretas?

Como diz nosso Professor Cosme: ”Há argumentos e argumentos. O fundamental é saber diferenciá-los e utilizar-se de argumentos eficazes para rebatê-los sempre que necessário.” 

Basta um celular ou computador e uma internet e pronto! Você já estará está apto a fazer sua inscrição e a iniciar seu mergulho ao mundo da lógica e dos corretos argumentos. 

Com ética e bons argumentos, se vai bem mais longe.


Bons estudos!