Livros e-Books DVDs Cursos Promoção Atendimento
  • aprendizagem efetiva

eBook – Aprendizagem Efetiva – por Cosme Massi

A aprendizagem pode ser definida como as modificações que ocorrem no homem quando ele realiza uma ação. Tais modificações ocorrem no homem na forma de pensamentos, sentimentos, desejos, conhecimentos e habilidades físicas ou mentais. O homem foi feito para aprender sempre. É da sua natureza agir e aprender com suas ações. Ao agir ele modifica a si mesmo, ganhando novos conhecimentos e habilidades. Por isso, o seu maior desafio não é aprender. Aprender é uma consequência de sua própria natureza. Mesmo com pouco esforço o homem aprende alguma coisa. O maior desafio é aprender mais e melhor, no menor custo possível de tempo e recursos.

Formato: eBook (PDF)  | Tamanho do arquivo: 4.374 KB 

Ideal para: Professores, gestores e demais profissionais que atuam em aprendizagem, em especial no ensino superior.


3 X sem juros de R$ 19,97

ou R$ 59,90 à vista

COMPRAR

Descrição

SAIBA MAIS SOBRE ESTE PRODUTO

Descrição do produto

Formato: eBook PDF 
Tamanho do arquivo: 4.374 KB 
Título: Aprendizagem Efetiva
Autor: Cosme Massi 
Tema: Aprendizagem. Filosofia. Ciência. 
Páginas: 156
Idioma: Português 
Editora: Editora Nobiltà
ISBN: 9786587846002


Sumário

Prefácio
Capítulo I - As categorias fundamentais do pensamento
Capítulo II - A ação humana
Capítulo III - A ação de aprender

     III.1 - A ação de aprender e sua dependência da vontade
     III.2 - A ação de aprender é individual e intransferível
     III.2.1 - A aprendizagem é individual – o planejamento das atividades ou projetos em grupos de estudantes
     III.2.2 - A aprendizagem é intransferível
     III.3 - Os motivos, os meios e os fins na ação de aprender
     III.3.1 - Os motivos para aprender: a importância da motivação na aprendizagem
     III.3.2 - Os fins ou os objetivos de aprendizagem
     III.3.3 -  Os meios para se alcançar os objetivos de aprendizagem
     III.4 - A avaliação da aprendizagem

Capítulo IV - Metodologia de ensino-aprendizagem: implementando a Aprendizagem Efetiva
     IV.1 - A estrutura do curso, das aulas e do plano de ensino
     IV.1.1 - Os principais elementos de um processo de ensino-aprendizagem
     IV. 1.2 - Estruturando um curso
               a) As Áreas de Conhecimento do curso
               b) O Plano de Ensino da Área de Conhecimento
               c) Modelo de Plano de Ensino da Área de Conhecimento do curso
               d) As Unidades Temáticas da Área de Conhecimento
               e) Atividades Integradoras da Área de Conhecimento e do Curso
               f) Modelo para as Atividades Integradoras da Área de Conhecimento
               g) Modelo para a Atividade Integradora do Curso
     IV.2. Como elaborar objetivos de aprendizagem
     IV.3 - A taxonomia de objetivos de aprendizagem: cognitivos, afetivos e psicomotores
               a) Objetivos de aprendizagem Cognitivos
               b) Objetivos de aprendizagem Afetivos
               c) Objetivos de aprendizagem Psicomotores
               d) Relações entre os objetivos Cognitivos, Afetivos e Psicomotores
     IV.4 - A elaboração de itens: questões e atividades
     IV.4.1 O Banco de Itens: questões ou atividades
               a) Árvore de Conteúdos
               b) Como classificar os itens usando da Taxionomia Revisada de Bloom
               c) Modelo para a elaboração de itens: questões ou atividades objetivas
               d) Modelo para a elaboração de itens: questões ou atividades discursivas
               e) Requisitos para a elaboração de itens: questões ou atividades discursivas
               f) Requisitos para a elaboração do padrão de resposta dos subitens
               g) Tipos e modelos para a elaboração das questões ou atividades para o domínio cognitivo
     IV.5 - Os verbos de ação

Capítulo V - Referências bibliográficas



Mais informações sobre o livro

Este livro tem por objetivo principal mostrar as relações entre a ação humana e o conceito de aprendizagem efetiva que será proposto ao longo deste livro. Pretendemos demonstrar que o aprendiz poderá alcançar uma aprendizagem muito mais efetiva na medida em que colocar em prática as diversas consequências que podem ser extraídas das características fundamentais da categoria ação humana.



Sobre o Autor

COSME MASSI é Doutor e Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, Graduado em Física pela UFRJ. Foi criador e consultor do Portal Universitário da Positivo Informática e Pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da Universidade Positivo. Atuou como Membro da Comissão Técnica de Avaliação (CTA) do INEP/ MEC. Foi Consultor de Avaliação do Ensino Superior - INEP/ MEC. Ganhador do Prêmio MOINHO SANTISTA na Área de Lógica-Matemática. Especialista em Aprendizagem, Ética, Filosofia, Epistemologia e Comportamento Humano. Escritor, Consultor e Palestrante. Atualmente é sócio e Presidente do Conselho da HOPER Educação.